PROFESSOR

          Olá! Meu nome é Anderson Pereira, eu nasci e moro em Pinheiro, Maranhão. Sou licenciado em História pela UEMA, criador da fonte Libras (baixe aqui) e  também sou  criador do Método Transition
          Quando eu terminei meu Ensino Médio eu estava decidido a me tornar padre, então mudei para a capital do Estado, São Luís, para morar com os padres e iniciar minha jornada religiosa. Eu mal sabia que a vida me oportunizaria conhecer dois surdos. Eu realmente não fazia ideia de que essas pessoas existiam. Por coincidência um desses surdos era natural da cidade onde eu nasci.
          Joaquim e Antônio Hercles frequentavam o seminário (casa dos padres) onde eu morava sempre nas sextas para participarem das celebrações religiosas dentro da nossa casa. Ao final da missa, sempre jantávamos e depois estudávamos Libras. Eu fiquei completamente apaixonado pela possibilidade de poder estudar e aprender um novo idioma. A vida no Seminário não durou muito e voltei para a casa dos meus pais em Pinheiro.
          Quando voltei para casa, comecei a frequentar a APAE de Pinheiro e então aperfeiçoei minha prática comunicativa com a comunidade surda que frequentava a Instituição. Em alguns meses eu já conseguia sinalizar e interpretar pequenos diálogos e pequenas reuniões. Decidi aprender e me envolver mais com a Libras e no início de 2009 passei em dois seletivos para trabalhar como intérprete educacional. ao final desse mesmo ano tive a oportunidade de fazer um concurso para professor intérprete de Libras da Rede Estadual. Foi meu primeiro concurso!
          Nesse período eu já estava trabalhando como voluntário no Curso de Libras da APAE de Pinheiro e então, foi quando assumi minha primeira turma do Curso de Libras. Era um experiência nova, porque até então eu não tinha tanta responsabilidade pelo aprendizado das outras pessoas. Aos poucos fui moldando minha forma de trabalho e com a experiência percebi que muitos métodos que se utilizava não eram realmente eficazes e os alunos precisavam de muito esforço para aprender a se comunicar.
          Depois de uns anos como professor do curso de Libras e com a prática interpretativa nas escolas de educação básica, comecei a reestruturar o curso de Libras da APAE de Pinheiro. Foi um momento de divisor de águas em minha vida. Naquele momento eu percebi o quando eu havia evoluído e isso justificava o fato da Instituição em dar carta branca para reestruturar o curso que estava defasado a muitos anos.
          Nessa oportunidade mostrei para a APAE um método revolucionário no ensino de Libras, que me permitiu alavancar o interesse pelo curso na cidade e a consolidar meu nome como referência no ensino de Libras.
          Passaram-se alguns anos, passei em um novo concurso, vivi muitas experiências de ensino de Libras em outras cidades, comprei minha casa, comecei a namorar e depois de mais de 10 anos de trabalho prestado, resolvi compartilhar com todo mundo tudo que construi em uma década. 
          Estou fazendo isso porque eu vi que muitas pessoas queriam aprender Libras, mas não conseguiam estudar sozinhas, ou não tinham disponibilidade de frequentar um curso presencial ou não tinham dinheiro suficiente para poder arcar com um curso presencial.
          Então eu criei um canal no YouTube e um perfil no Instagram, porque esse era o meio onde eu poderia compartilhar o que eu sabia sobre Libras e ensinar do meu jeito, através de uma metodologia própria
Eu sabia que esse era o caminho para ensinar Libras para os meus alunos com aquilo que realmente funcionava. Ainda assim, e como formas de ajudar ainda mais pessoas a aprender Libras, montei um projeto de aprendizado rápido da Libras para qualquer pessoa que já possui um surdo no seu ciclo de relações sociais e precisa urgentemente se comunicar.
          E foi assim que nasceu o método que uso para ensinar os meus alunos, o Método Transition
Esse método é um projeto online de ensino de Libras para brasileiros que desejam se comunicar em Libras na faculdade, no consultório médico, no escritório de advocacia, na feira, na loja, no supermercado e em qualquer lugar em que esteja inserido.
          Aos poucos, o projeto do Método Transition, através da Semana da Conversação em Libras, tem impactado a vida de muitas pessoas em todo o Brasil.

Se você quer conhecer mais sobre o Método Transition, CLIQUE AQUI.