Soletração manual em Libras: quando podemos usar?


Olá, pessoal!

Neste artigo vamos aprender um pouco mais sobre soletração manual. Então, vamos aos estudos.

Por soletração manual compreende-se o ato de apresentar uma palavra, de qualquer língua, através do alfabeto manual da Libras. Esse recurso geralmente é utilizado em alguns contextos específicos da conversação em Libras. Vejamos alguns deles:

Falta/esquecimento do sinal: quando numa conversa não se tem um sinal específico para expressar uma ideia ou quando se esquece do sinal, pode-se recorrer à soletração da palavra correspondente à essa ideia, por exemplo:

Comprei um celular Samsung (Português)
CELULAR S-A-M-S-U-N-G COMPRAR JÁ (Libras)

Neste caso, o sinal da marca "Samsung" foi esquecido ou não é conhecido pelo sinalizante, então recorreu-se à soletração manual para que a ideia não fosse desconsiderada na fala.

Apresentação de nomes de pessoas: Geralmente numa apresentação pessoal ou na apresentação de personalidades recorre-se ao recurso de soletração manual para apresentar o nome da pessoa conforme a grafia original. Neste caso, embora a pessoa tenha um sinal pessoal, a soletração do nome é sempre realizada para que o indivíduo surdo saiba como é a grafia do nome. Por exemplo:

Olá! Meu nome é Anderson e este é meu sinal (Português)
OLÁ! MEU NOME A-N-D-E-R-S-O-N. MEU SINAL... (Libras)

Empréstimos linguísticos: Ocorre quando na Libras se usa uma palavra de outra língua para expressar um ideia. Por exemplo, os sinais do mês de maio, da flexão verbal "vai" e do sinal de "suco", são empréstimos feitos à língua portuguesa, ou seja, usamos a mesma palavra em Libras, mas apresentamos através do alfabeto manual.

M-A-I-O, V-A-I, S-U-C-O

Sinais soletrados: Neste caso, ocorre um empréstimo linguístico (do português, inglês ou qualquer língua) e é acrescentado um ritmo específico de soletração a estas palavras. Por exemplo, em Libras usamos algumas palavras do Português como sinais, mas essas palavras são soletradas de maneira muito rápida:

P-A-I, A-L-H-O, N-U-N-C-A

Estes são os principais contextos de uso da soletração manual. Em algum momento da sua conversação em Libras, você precisará da soletração manual, por esse motivo é extremamente importante que você tenha domínio do alfabeto manual e das técnicas de soletração manual que são utilizadas em Libras (tema para outro artigo).

Bom estudo a todos!
até mais!

Prof. Anderson Pereira