CURSO

CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LIBRAS

Este curso tem por objetivo facilitar aquisição de Libras por profissionais de diversas áreas que encontram-se no mercado de trabalho e precisam, no atendimento ao público, comunicar-se com pessoas surdas. Para isso, o curso está dividido em 7 módulos que facilitam o aprendizado e a busca por informações.

RESUMO DO CURSO
Curso: Curso de Conversação em Libras
Material didático: Sim, gratuito (Guia Básico de Conversação em Libras).
Modalidade: 100% online - Plataforma Hotmart
Carga Horária: 50h/a
Certificado: Sim
Avaliação: Ao final de cada módulo.


MÓDULO 00 - Boas vindas
Neste módulo apresentaremos o curso e todas as suas ferramentas, incluindo a plataforma de estudo e os canais de comunicação com outros alunos e com o professor.

MÓDULO 01 - Introdução
A partir deste módulo entraremos de cabeça no estudo da Libras, começando pela desconstrução de terminologias que não valorizam a pessoa humana. Em seguida falaremos sobre os parâmetros da Libras, para que possamos compreender como os sinais da Libras se formam. Veremos como fazer a leitura de imagens de sinais da Libras que estão no Manual de Conversação em Libras e em muitos manuais de Libras, como dicionários e enciclopédias. Estudaremos o alfabeto manual, as formas de soletração manual e como utilizá-lo de maneira correta e efetiva na comunicação. Por fim, trataremos dos números para quantidade. 

MÓDULO 02 - Expressões Comuns
Neste módulo iniciaremos os estudos das frases que podem iniciar um diálogo com uma pessoa surda. Veremos inicialmente as formas de apresentações pessoais, que estão divididas em três partes: 1 - saudações. 2 - apresentação. 3 - despedidas. Ainda neste módulo veremos frases comuns nesse contexto de apresentação pessoal que podem ser usadas tanto por você quanto pela pessoa surda.

MÓDULO 03 - Contexto Educacional
Neste módulo estudaremos expressões típicas do contexto educacional. Expressões relacionadas ao local do curso, realização de atividades, relação entre aluno e professor, séries e modalidades de estudo, níveis educacionais, tipos de cursos e muito mais.

MÓDULO 04 - Contexto da Saúde
Neste módulo estudaremos frases utilizadas em contextos clínicos e hospitalares, que compreendem a relação médico-paciente, sintomas, doenças, tipos de procedimentos, utilização de remédios, orientações médicas, histórico de doenças, etc.
 
MÓDULO 05 - Contexto Jurídico
Neste módulo trataremos de estudar frases que são utilizadas no âmbito jurídico, como a relação advogado-cliente, processos judiciais, prazos, tipos de ações, documentos civis,  etc.

MÓDULO 06 - Contexto Religioso
Neste módulo estudaremos frases utilizadas em contexto cristãos, tanto de comunidades evangélicas quanto católicas, incluindo sacramentos, relações sacerdote-fiel, divindades e santos, acolhida na comunidade, etc.

MÓDULO 07 - Contexto Comercial
Neste módulo estudaremos as frases que comumente se utilizam no contexto de compra e venda, incluindo formas de pagamentos, relação vendedor-comprador, preço de produtos, sessões de produtos, etc.